quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Piometra



Piometra é uma doença causada por uma infecção bacteriana dentro do útero de cadelas e gatas. É bastante grave e pode levar a óbito rapidamente, pois o útero se enche de pus e em muitos casos, só é percebida quando o quadro já está bastante agravado.

A doença ocorre em fêmeas sexualmente maduras e nos estágios iniciais as alterações são muito sutis, então toda atenção, pois pode haver corrimento vaginal (que pode variar de sanguinolento a mucopurulento, ou pode estar ausente, no caso de uma piometra com colo do útero fechado).



Classifica-se esta patologia em "piometra aberta", quando o colo do útero está aberto e permite a drenagem do fluido purulendo ou "piometra fechada", quando não há abertura do colo do útero, nem drenagem de pus.


A falta de secreção vaginal da piometra fechada prejudica o diagnóstico pelo proprietário e, muitas vezes, é definitivo em levar a fêmea ao óbito, por septicemia e/ou ruptura uterina.

Outros sintomas:

Apatia;
Falta de apetite;
Aumento da ingestão de água e da produção de urina;
Vômito;
Distensão abdominal;

Piometra pode levar a insuficiência renal aguda nas cadelas, inclusive após o seu tratamento.

Tratamento:
Cirurgia de emergência para remoção do útero e ovários (histerectomia ou castração) + antibióticos + tratamento de suporte (vômitos, desidratação, etc.)

Fêmeas com piometra devem ter sua função renal monitorada também no pós-operatório para se detectar mais rapidamente animais com insuficiência renal aguda ou quaisquer outras disfunções renais e seja estabelecido tratamento adequado, melhorando o prognóstico e diminuindo a mortalidade.

Prevenção:

Fêmeas de companhia devem ser castradas de preferência antes de entrarem no Primeiro cio, porem nunca é tarde para se tomar essa decisão e evitar mais uma doença em sua fêmea.




Pró-Rim melhora o equilíbrio renal...

O Pró-Rim é indicado para melhorar o funcionamento dos rins, nos casos de problemas crônicos ou agudos, facilitando a eliminação das substâncias tóxicas do organismo e restaurando o equilíbrio orgânico.
Tratamento das inflamações agudas e crônicas dos rins em cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário