sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Papilomatose...



O que é?

A Papilomatose é uma enfermidade infectocontagiosa causada por vírus, caracterizada pela presença de lesões tumorais, localizadas principalmente na região oral, expostas a superfície da pele ou mucosa, como: boca, língua, palato (céu da boca), faringe, epiglote, região labial, pálpebras e até na córnea.

 


Os Papilomas (verrugas) são considerados tumores benignos de aspecto duro, de coloração variando do branco cinza ao negro. Têm a consistência dura, de superfície áspera (rompe-se facilmente) e, consequentemente, fáceis de sangrar.

Os Papilomas possuem distribuição em placas ou massas lembrando a forma de couve-flor.

A ocorrência da Papilomatose não está relacionada a fatores predisponentes tais como sexo, raça e acomete várias espécies de mamíferos. Raramente é observada nos felinos.

A transmissão ocorre através de contato direto ou indireto com secreções ou sangue provenientes das lesões. 

Os tumores desenvolvem-se entre um a cinco meses e a maioria das infecções regride espontaneamente entre quatro a oito semanas pós-infecção. Geralmente, cães que sofreram infecção e regressão total dos papilomas se tornam resistentes à re-infecção. Podem ocorrer casos de recidiva dos papilomas devido ao não estabelecimento da resposta imune adequada ou por deficiências da imunidade do animal.

Raramente, os papilomas causam problemas graves. Entretanto, dependendo da sua localização, podem comprometer o estado geral do animal levando até mesmo a óbito uma vez que, a presença dos papilomas orais, afeta a ingestão de alimentos ou leva a obstrução faringiana causando uma disfagia. 
Ptialismo (excessiva salivação), halitose (mau hálito, odor desagradável), hemorragia, infecções bacterianas secundárias acompanhada por secreção purulenta na região dos papilomas também são complicações clínicas observadas nas doenças em cães.

Trocando em miúdos...

Para ter cães saudáveis, faça sua parte: vacine, vermifugue, cuide da desparasitação, alimente-os com ração de boa qualidade, mantenha-os longe das ruas, mantenha os ambientes bem limpos, ofereça água potável, de banhos periodicamente e faça pelo menos duas vezes por ano uma suplementação de suporte para que a imunidade fique sempre em alta.

E ao primeiro sinal de que seu animal não está bem, consulte seu veterinário.



E lembrando:

O fornecimento do medicamento veterinário homeopático Strong da Homeopet está indicado, pois ele atua no melhoramento do sistema imunológico, melhora o apetite e a assimilação dos alimentos.    




Prevenir é o melhor remédio!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário