quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pit Bull... Ruim é o preconceito!




Hoje em dia, o Pit Bull é muito polêmico, mas não podemos jamais vir aqui e atribuir os ataques isolados a raça. O verdadeiro temperamento da raça em sua real face é de um cão dócil, leal e equilibrado e as características essenciais segundo o Padrão Oficial da Raça, são a resistência e autoconfiança, a raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo, é um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças.

O Pit Bull é um cão inteligente, e muitos de seus exemplares são obedientes; são cães saudáveis que reclamam pouco e oferecem muito aos seus donos. Há até mesmo casos de cães que servem de guias para cegos e já são usados como cães de terapia em hospitais e clínicas para ajudarem crianças deficientes.

Porem o resultado do preconceito indiscriminado que faz autoridades banirem Pit Bulls, dele ter o termo pejorativo de hoje que instiga o medo de muitas pessoas e o preconceito que gera lendas urbanas como a de que suas mandíbulas têm a forma de um alicate, que se trancam sob a carne de suas vítimas, exercendo dez toneladas de pressão, e não poderiam ser abertas a menos que o cão tivesse a cabeça arrancada, que sua caixa craniana é menor que seu cérebro, fazendo com que ele tenha muitas dores de cabeça e ataque até seus donos (mesma lenda que foi usada na época dos Dobermanns), ou que é um cão criado em laboratório, com uma substância injetada para ficar louco e agressivo, é fruto primeiramente de  cruzas indiscriminadas, assim como várias outras raças, produzindo assim, mestiços extremamente perigosos e para piorar as coisas, os maus criadores muitas vezes deixam de treinar seus cães para não agredirem humanos e pelo contrário, treinam os cães para serem o mais violentos possíveis.

O principal fator condicionante da transformação do Pit Bull num animal agressivo é o cruzamento indiscriminado da raça sem se avaliar o temperamento dos animais. Animais agressivos com seres humanos não devem ser inclusos em planos de criação, para assim evitar a transmissão hereditária dessa falha.

Por isso a recomendação é que a aquisição de um cão dessa raça deve ser feita em um canil idôneo e com boas referências, pois um criador sério demora anos para selecionar um cão adequado para a sua finalidade, que seja passível de controle, e, ao mesmo tempo, afetuoso. Pit Bulls selecionados não atacam os seus donos ou treinadores, mesmo no calor do combate, por serem facilmente manipuláveis no momento da luta. Segundo criadores, podem ser separados em segundos por qualquer pessoa.

Como todo cão, o Pit Bull deve ser sociabilizado desde filhotes com todos os tipos de pessoas, desde crianças a idosos.

Se o Pit Bull for adquirido por proprietários responsáveis e conscientes que o sociabilize cuidadosamente e que o treine para obediência, ele será um cão leal e confiável.

Porem há de se ter prudência e se fiar em algumas precauções como:
- Pit Bulls devem ser tratados com cuidado e respeito por quem decidir criá-los.

- Jamais mantê-los presos num espaço pequeno, muito menos em correntes, pois são cães com muita energia.

- Como qualquer animal, o Pit Bull deve ser muito bem alimentado (não só em quantidade, mas sim em qualidade do alimento), água sempre limpa e fresca, ambientes limpos, abrigo de chuva, sol e frio... (cuidados no manejo).

- Prevenção contra parasitas externos e internos.

- A musculatura do Pit Bull dverá ser trabalhada com exercícios, mas nunca com anabolizantes.
- Quando em público, usar sempre a guia, focinheira, enforcador ou coleira resistente.

- Deve ser sempre conduzidos por pessoas com força física suficiente para contê-lo no caso de euforia.
- Passeios e atividades físicas, como também brincadeiras são muito importantes para que liberem energia.

- Não são recomendados para quem nunca teve cães.



E por fim, o Fornecimento do Anizen está indicado para o Pit Bull, assim também como para outras raças de cães dominantes, pois ele age no stress de qualquer origem (deixando os animais mais calmos) e como é um medicamento homeopático, não apresentando toxidade alguma, pode ser administrado até mesmo em fêmeas gestantes, lactantes e filhotes com total segurança, pois não apresenta contra indicações e reações adversas.
Anizen não é sedativo, nem calmante... ele age a nível cerebral fazendo com o que antes incomodava o animal, passe a não ser mais importante para ele.
Excelente para ser fornecido antes dos banhos, tosas e passeios em vias públicas.
E não se esqueça: Se você tiver consciencia, responsabilidade, carinho, atenção e cuidados no manejo, você terá um animal que só te trará alegrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário