sábado, 9 de julho de 2011

Preconceito?


Compartilhando...

Tempos atrás recebi um e-mail que tinha por finalidade criticar criadores e proprietários de animais de raça e também tentava convencer o fim das aquisições desses animais.

Então resolvi me defender, somos criadores sim, é daí?


O tal texto dizia mais ou menos assim:


Que os vira-latas são tudo de bom, que são maravilhosos, que o problema é que muitas pessoas quando decidem ter um cão ou gato, escolhem comprar os de raça, porque está na "moda" ter um animal de raça, menosprezando completamente os vira-latas.


Que de 9 entre 10 pessoas que tem cães ou gatos SRD não os citam em conversas com outras pessoas e sempre quando questionados dizem, tenho 1 "raça tal" ...enchem a boca pra falar a RAÇA.


O e-mail dizia ainda que a pessoa não estava se desfazendo dos animais de raça e que o objetivo era de abrir os olhos das pessoas para o amor que os vira-latas podem oferecer.




...

Nunca me manifestei sobre esse assunto para evitar polemica, mais acho que está na hora de acabar com a hipocrisia, pois muitos são os que condenam a compra de um animal de raça tentando com isso fazer com que as pessoas se considerem injustas se optarem pela compra, de que não terão o amor que só os SRDs podem oferecer... bla bla bla e bla bla bla...

Isso é o que?

PRECONCEITO


 Acho que vou levantar uma polemica sim, mais é o que penso.


Traduzindo: SRD "Sem Raça Definida"

Na própria descrição diz que eles são de Raça, porem sem definição, isso por que carregam a genética de várias raças e é essa qualidade que fazem deles animais mais resistentes e que possibilita encontrarmos neles as várias habilidades de diversas raças.

E na cabeça de quem está o preconceito em ralação aos SRDs?...

É lógico que na cabeça do humano!

E digo mais... se SRDs e os de Raça Pura forem colocados para conviverem juntos, o animal, tanto um como o outro não quer nem saber se o companheiro é de raça definida ou não.





Agora é o X da questão:
CRIADORES de cães e gatos de raça, te garanto que não vendem vidas, mais sim cuidados. Por que se você se propuser a dispensar os mesmos cuidados aos SRDs que são exigidos em raças especificas, serão animais caros também.


É que sem generalizar, mais normalmente se tem o animal SRD lá no fundo do quintal e o argumento é que ele é resistente.

E são mesmo, a pelagem geralmente é mais curta ou mais fácil de manter, não exigem tantos banhos e tosas, e quase sempre é fornecida a eles a ração mais barata, quando não, restos de comida.





Na maioria das vezes esses animais são proibidos de entrar em casa, pois podem estar com parasitas, vermes... e muitos proprietários de SRDs nem se lembram quando foi a última vez que fez a vacinação e tão quão importante, a vermifugação dos mesmos.


Agora eu pergunto: Não é mais fácil que os protetores, resgatadores, cuidadores de animais carentes se juntem com criadores e que a campanha seja diferente?


Que tal para começar, o incentivo para que cada comprador de um gato ou cão de raça, também adote um animal carente?




Existe um equivoco muito grande por parte de alguns que só sabem julgar, pois 99,9% dos criadores que conhecemos tem animais SRDs e com a benção de receberem o mesmo tratamento sem distinção.

E posso te garantir: quem tem animais de raça oferecem o mesmo tratamento aos seus mascotes SRDs, mesmo que tais cuidados nem sejam exigidos como nos Raça Definidas.





Proprietários de cães e gatos de raças também tem os SRDs, sempre tivemos cães SRDs, minha sogra tem um casal de persas castrados, e 3 cães SRDs, meus pais moram em chácara e vivem com 7 cães SRDs, minha cunhada tem 3 cachorros e 4 gatos SRDs que mais tarde vou comentar aqui sobre como são criados.


Enfim... o que quero dizer é que quem realmente gosta de animais cuida, independente de serem de raça pura ou não.


Por favor, vamos mudar o discurso... vamos nos unir em beneficio dos animais carentes e deixemos de lado essa hipocrisia em achar que a culpa de tantos animais carentes , sem lar, sem castração, sem alimentação, sem amor e carinho, sem cuidados básicos são das pessoas que querem ter um belo exemplar de Raça Pura.


E posso te garantir: quem tem animais de raça, são os que também oferecem o mesmo tratamento aos seus mascotes SRDs, mesmo que tais cuidados nem sejam exigidos como nos Raça Definidas.






E o seu animal Raça Definida ou não, está recebendo o tratamento adequado?

Essa é uma questão de caráter, não se pode exigir de alguém o que ele não tem a oferecer.


Pense nisso...

Um comentário:

  1. Falou tudo!
    Tenho duas Shih Tzu COMPRADAS e as amo demais, porem tambem tenho um gata SRD que encontrei jogada com 2 meses, aqui em frente a minha casa. Por causa da minha gata que eu qs fazer M. Veterinaria, por causa dela eu vou me especializar em gatos e por causa dela eu aprendi a AMAR os gatos. Ela é a rainha da casa e manda em tudo, e é tão amada quanto minhas duas cachorras de raça. O amor não depende da raça... e cada um tem o direito de ter OU não um animal de raça. Acho muito legal a sua dica: Compre um animal e adote outro! ;)

    ResponderExcluir