Esse gato é do exterior... pelo clima do Brasil, dificilmente (quase impossível) obtermos uma pelagem tão farta assim, mas um animal saúdavel pode ter uma pelagem muito exuberante.
Como recebemos diariamente questões sobre pelagem, aqui ficam algumas considerações...
Não existe segredo para uma pelagem exuberante, mas sim contar com alguns fatores como uma boa genética, uma alimentação de excelente qualidade, suplementação para pele e pelagem e dedicação.
Banhos frequentes com bons produtos, de preferencia específicos para animais, pois são pesquisados, analisados e elaborados para que não apresentem alergias.
A pele do animal é diferente da nossa, PH e tal...
Não é necessário que os banhos sejam feitos com produtos exclusivamente importados (existem ótimos produtos nacionais que fazem uma boa limpeza na pele e pelagem e podem ser usados para banhos de manutenção, deixando apenas os cuidados mais detalhados para épocas de exposições (se essa for a intenção), mas não deixe a pelagem suja por muito tempo, pois ela pode encardir e depois você terá muito trabalho para recuperar a cor.
E a escovação?
Ah! Essa é fundamental e indispensável... antes dos banhos são de extrema importância, porem faça gentilmente. E se houver nós, não corte ou arranque por que vai ficar falhas... vá com jeito abrindo os pelos e desembaraçando como se fosse seu cabelo.
Se a pelagem for escovada com frequência, menos nós ela apresentará e esse pode ser um bom momento para o relaxamento do seu pet. Se seu pet é daqueles que não pode nem ver a rasqueadeira, vá com calma, ele precisa se acostumar (o ideal é que essa seja uma pratica adotada desde filhote), mas com paciência, você pode fazer com que a escovação seja muito prazerosa e seu pet a veja como um carinho.
Nesse momento que antecede o banho, o fornecimento do Anizen é super indicado, pois o banho será muito mais tranquilo, assim como o processo todo de secagem... alguns de nossos gatos chegam a cochilar enquanto minha esposa os secam.
Não se esqueça de tapar os ouvidos antes do banho para que não entre água e depois também (se seu secador não for silencioso) para que o ruído seja abafado e não haja estresse.
Experimente usar duas toalhas para tirar bem todo o excesso de água antes de começar com o secador que tudo ficará bem mais rápido e fácil.
Durante a secagem, é muito importante que se observe se a pele está saudável, se não existem parasitas, fungos, micoses, etc...
A secagem deve ser feita cuidadosamente para que todas as áreas do corpo fiquem bem secas, inclusive entre as almofadas das patas.
Nunca o secador deve estar na temperatura máxima para que a pele do animal não seja queimada.
Como já disse, a escovação deve ser gentil, isto é com delicadeza... a intenção é que somente os pelos mortos (soltos) saiam na rasqueadeira, ou no pente, pois se a escovação for feita vigorosamente, além de correr o risco de machucar a pele do animal que é sensível, os pelos podem se quebrar e principalmente no persa, o sub pelo (aquele mais fino e curto que dá volume a pelagem), será arrancado fazendo com que a pelagem longa perca sua beleza.
Já vimos criadores em exposições tirando bolos e mais bolos de pelos dos pentes e rasqueadeiras... dificilmente esses gatos conseguiram ter uma farta pelagem.
A escovação oxigena a pele e acelera o crescimento dos pelos.
Se a pelagem do animal for seca e quebradiça, a hidratação periódica é muito bem vinda mensalmente.
Agora, se seu animal for de pelagem clara e você usar os shampoos clareadores, as hidratações podem ser a cada quinze dias, ou todas as vezes que usar esses produtos.
Os Olhos e as Orelhas precisam de uma atenção regular, sendo zonas sensíveis que facilmente adquirem sujidade.
A limpeza dos olhos é obrigatória no caso do persa, que devido ao nariz mais curto lacrimejam facilmente, e a limpeza deve ser bem mais regular; pois a zona à volta dos olhos pode adquirir um tom amarelado. Pingue algumas gotas de agua filtrada, fervida ou mineral, ou soro fisiológico e depois seque com um guardanapo de papel.
Evite usar algodão ou gaze, pois eles podem soltar felpas dentro dos olhos e causar irritações.
O uso de uma solução oftalmológica pode ser usada, porem não use água boricada, pois esta que era usada antigamente nos olhos, não é mais indicada pelos médicos, devido ao risco de intoxicação. O ácido bórico pode ser absorvido e causar lesões.
Se seu animal apresentar secreções, lacrimejamento excessivo, vermelhidão ou lesão, consulte seu veterinário, pois além de alguma doença (tipo respiratória) podendo estar sendo mascarada, ele poderá receitar um colírio antibiótico.
E nossa indicação de “suplementação” é o fornecimento do Belfilhote o mais cedo possível para a ninhada (podendo se iniciar até mesmo no dia do nascimento), estendida até que completem 18 meses de idade.
Belfilhote também está super indicado para as fêmeas em gestação e lactação.
Para os demais adultos, o fornecimento do Strong é indicado.
E para os animais acima de cinco anos, o Mais Vida H é específico.
Belfilhote e Strong , melhoram a resposta imunológica, o equilíbrio orgânico e a absorção adequada dos alimentos.
O estresse também pode influenciar na beleza da pelagem, então o fornecimento do Anizen onde o nº ultrapassa cinco animais por ambiente, é indicado.
Resumindo: Saúde e dedicação são essenciais para que além de tudo no animal funcione bem, e a pelagem também seja invejável.
Belfilhote, Strong, Anizen e o Mais Vida H, melhoram a resposta imunológica, o equilíbrio orgânico e a absorção adequada dos alimentos.
O estresse também pode influenciar na beleza da pelagem, então o fornecimento do Anizen onde o número ultrapassa cinco animais por ambiente, ele é indicado.
Resumindo: Saúde e dedicação são essenciais para que além de tudo no animal funcione bem, a pelagem também seja invejável.
Belfilhote, Strong, Anizen e Mais Vida H são medicamentos homeopáticos, sem toxidez, sem contra indicações e reações adversas.
São medicamentos homeopáticos, sem toxidez, sem contra indicações e reações adversas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário