Doenças autossômicas são aquelas passadas de pais para filhos através dos genes.
A DRP ou PKD é autossômica dominante, ou seja: sempre que um filhote desenvolver os cistos, um de seus pais também apresentará a doença.
A Doença do Rim Policístico (DRP) ou PKD do inglês “Polycystic Kidney Disease”, também conhecida como síndrome renal policística é uma doença genética que afeta os rins e tem caráter progressivo. A DRP é caracterizada pela presença de vários cistos (daí o termo "policístico") em ambos os rins causando disfunção renal.
A formação dos cistos ocorre ainda no período gestacional, porém estes aumentam de tamanho com o passar do tempo, e podem variar de 1 mm a 1 cm de diâmetro. Normalmente animais mais velhos apresentam cistos maiores e em maior quantidade.
A DRP ou PKD é uma doença provocada por herança não ligada ao sexo, (pode atingir igualmente machos e fêmeas.).
Alguns dos sintomas clínicos da doença são: depressão, perda ou redução do apetite, sede demasiada, micção excessiva e perda de peso.
Os problemas começam com o crescimento dos cistos, que causam disfunção renal, levando finalmente a falência renal.
Doenças genéticas, assim como a PKD não tem cura. Tratamentos paliativos e preventivos podem ser realizados para melhorar a qualidade de vida do animal. Dietas balanceadas, e água em abundância são recomendadas.
Os Persas apresentam maior propensão à doença, mas apesar desta prevalência, outras raças derivadas ou portadoras de linhagens de sangue do Persa podem apresentar a síndrome ex: (Himalaia, Exótico, Sagrado da Birmânia, British Shorthair, American Shorthair e Scottish Folds), bem como também (Siameses e American Curls), além dos SRDs (sem raça definida).
Exame anatômico e de ultrassonografia podem chega a 98 % de acurácia, quando realizado por veterinário experiente, porem, devem ser preferencialmente feitos os exames por meio de análises de DNA que têm 100% de confiabilidade, em qualquer idade, pois cistos muito pequenos podem passar despercebidos nos exames morfológicos, gerando falso-negativos.
Devido ao caráter hereditário da PKD, sem exceção, os animais utilizados para reprodução devem ser selecionados pelos criadores e proprietários visando o controle e a erradicação desta doença na espécie felina, e os Gatos positivos para PKD devem ser castrados e, consequentemente, retirados de programas de reprodução dos criadores.
Os exames para certificação dos padreadores e matrizes devem ser iniciados antes da idade reprodutiva, pois um gato pode ser usado como padreador ou matriz em uma criação durante anos antes que seja diagnosticado com a doença do rim policístico.
Assim, como o criador precisa estar atento e realizar exames nos gatos do plantel, o comprador de um filhote, sobretudo persa, deve estar também atento a existência de tais exames que podem garantir que seu pet passe mais tempo ao seu lado e tenha uma vida mais tranquila.
Caso você já tenha um gato e tenhas dúvidas sobre a possibilidade de ele ter PKD, faça o diagnóstico. Se positivo, castre imediatamente o seu animal.
E antes de comprar um filhote, exija o exame PKD-negativo (por DNA) dos seus pais. Deste modo, você contribuirá para a redução da ocorrência da PKD em gerações futuras.
Assim, se somente um dos pais for PKD-positivo, a chance de um dos filhotes ser acometido de PKD é de 50%.
É possível garantir que filhotes sejam PKD-free (não acometidos da doença) pelo diagnóstico PKD-negativo dos pais.
E se ambos os pais forem PKD-negativo, a chance de o filhote ter PKD é nula!
Pró-Rim melhora o equilíbrio renal...
O Pró-Rim é indicado para melhorar o funcionamento dos rins, nos casos de problemas crônicos ou agudos, facilitando a eliminação das substâncias tóxicas do organismo e restaurando o equilíbrio orgânico.
Tratamento das inflamações agudas e crônicas dos rins em cães e gatos
Nenhum comentário:
Postar um comentário