Poderíamos listar aqui inúmeros itens tóxicos a saúde dos animais, mais isso já foi feito muitas vezes e podemos facilmente tirar as dúvidas sobre eles em vários canais.
Então, para resumir bem a questão, podemos afirmar que em geral tudo que for tóxico para nós será tóxico para os animais também. A regra prática é: se você mantém o produto longe do alcance de crianças, mantenha-o longe do alcance do cão e do gato.
Todos nós sabemos da necessidade de mantermos substâncias perigosas longe das crianças, e é importante lembrar que devemos ser ainda mais cuidadosos com os cães e gatos, e todos conhecem o velho ditado sobre o que a curiosidade fez com o gato...
Cães e gatos, principalmente filhotes, que por serem menores mais ágeis e terem faro mais sensível, têm maior probabilidade de se envolverem com coisas perigosas. Para impedir que a curiosidade seja fatal, alguns perigos domésticos podem ser evitados.
Plantas tóxicas para cães e gatos
No jardim ou em vasos, plantas são perigosas pra saúde de cães e gatos.
O fato de comer plantas domésticas não é só desagradável, isso pode ser perigoso ou até mesmo fatal para eles.
Então a solução é acabar com as plantas?
Sim, se seu cão ou gato é de mastigar tudo que encontra pela frente, ou você é criador e tem sempre filhotes em casa.
Mais você tem ainda a opção de limitar suas plantas preferidas em um lugar que em hipótese alguma seus animais terão acesso, mesmo assim certifique se que entre elas não existe nenhuma tóxica, por muito segura que esteja e fora do acesso a elas, existe sempre a possibilidade de você ser surpreendido.
Tem ainda uma 3ª opção de ter em casa apenas plantas sem toxidade como:
Alecrim, Alfavaca, ou Manjericão, Camomila, Lavanda, Alfazema, Rosas... digamos que as opções terão que ser praticamente procuradas a dedo mesmo, pois cada individuo é único e pode ter alguma reação alérgica gastrointestinal, de pele, etc...
Enfim não se esqueça: dentro de nossos animais pode ter sempre um jardineiro a espera de uma oportunidade para colocar suas habilidades em prática.
Produtos Químicos
Quem tem animais deve de redobrar os cuidados com a higienização dos ambientes. Porem, a maioria desses produtos apresenta uma infinidade de substancias química que podem desencadear desde uma reação alérgica até o desenvolvimento de outras doenças.
Como por exemplo, os desinfetantes à base de pinho e aqueles que contêm fenol (sendo o desinfetante Lysol o mais conhecido deles) são muito tóxicos para gatos e não devem ser usados em tigelas de alimentos ou nas áreas ocupadas pelos animais de estimação, local de dormir ou caixas de areia.
Obviamente, qualquer produto de limpeza pode ser tóxico se ingerido. Por isso, mantenha tudo bem trancado em um armário.
Mais lembre-se, um simples trinco não manterá à distância um gato curioso.
Para limpeza em geral, o uso de ½ xícara de vinagre branco em ½ balde de água pode ser muito eficiente, e a solução que pode ser usada em pisos, no quintal após este ser lavado, no último enxague de roupas de cama, roupas do corpo, caminhas e cobertas dos animais e até mesmo para limpar tapetes e sofás no caso dos animais deitarem.
Mais não se esqueça: Vinagre não é 100% eficiente contra todos os vírus, fungos e bactérias.
Água Sanitária: muito útil e eficiente, na limpeza e desinfecção geral da casa, roupas, na cozinha, etc...
Mais, alguns animais podem apresentar reações alérgica, gastrointestinais se entrarem em contato direto com esse produto.
Se fizer uso de Água Sanitária, não permita que os animais permaneçam no ambiente e repasse muito bem em água corrente o local ou objeto esterilizado.
Então a solução é fazer uso de produtos específicos para a higienização de casas e ambientes onde vivem animais de estimação.
Cuidado... algumas substâncias químicas podem causar desde uma simples reação alérgica ou até mesmo em algumas situações podem ser fatal.
Informe-se antes de aplicar qualquer produto onde vivem animais.
Alimentos tóxicos para cães e gatos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam não são só os químicos e detergentes que temos em casa que são venenosos para os animais de estimação. Existem mais perigos espalhados pela casa, disfarçados de alimentos que comemos no dia-a-dia e que podem ser bons para nós os humanos, maise muito perigosos para os pets, até mesmo mortais.
Confira uma lista de alimentos perigosos para cães e gatos
A lista abaixo mostra alguns dos alimentos mais comuns que podem ser tóxicos para os animais. Devem ser evitados, todos eles são venenosos em algum grau. Qualquer decisão de fornecer ao seu animal de estimação alimentos que não sejam especificamente destinados a eles deve ser discutida com seu médico veterinário.
- Abacate: Folhas, semente e a fruta contem uma substância tóxica chamada persina, que pode provocar desarranjo gastrointestinal. Tóxico principalmente para gatos.
- Alimentos açucarados: podem levar à obesidade, problemas dentários e, eventualmente, a diabetes.
- Alimentos Infantis: podem conter cebola em pó, que pode ser tóxico para cães. Também pode resultar em deficiências nutricionais, se alimentados em grandes quantidades.
- Batata crua, inhame e mandioquinha: apresentam solamina, uma toxina que pode deprimir o sistema nervoso central e provocar distúrbios gastrointestinais.
- Bebidas alcoólicas: o álcool é tóxico para o animal, podendo causar coma ou até morte.
-Berinjela: tóxica para os gatos
- Brócolis: faz mal se oferecido em grande quantidade.
- Cogumelos: alguns tipos de cogumelos podem ter efeitos em animais de estimação, como, depressão, diarreia, náuseas e vômitos, dor abdominal, lacrimejamento, alucinações, defecação, insuficiência hepática, convulsões, salivação excessiva, micção, insuficiência renal, danos no coração, hiperatividade, e em alguns casos, morte.
- Chocolate, café, chá e outras cafeínas: podem resultar em aumento da respiração e da frequência cardíaca, e afeta o sistema nervoso central. O envenenamento por chocolate pode causar batimentos cardíacos irregulares e ritmo, agitação, hiperatividade, diarreia, vómitos, respiração ofegante, tremores musculares, dor abdominal, sangue na urina e aumento da temperatura corporal. Em grandes quantidades, o chocolate provoca o coma e até a morte.
Se o seu animal comeu uma grande quantidade de chocolate, procure saber como proceder com um veterinário, pois o efeito muitas vezes só vem horas depois.
- Cebola e alho: podem provocar problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreia, sendo mais grave em gatos.
-Espigas de milho: uma causa comum de obstrução intestinal que requer remoção cirúrgica.
- Espinafre: devem ser evitados completamente em gatos com problemas urinários.
- Fermento, presente em massas: pode ser perigoso, pois irá se expandir e resultar em gases, causando dor, podendo causar ruptura do estômago ou intestino.
- Fígado em excesso: pode causar toxicidade da vitamina A. Essa toxicidade afeta músculos e ossos.
- Laranjas, limões e frutas cítricas em geral: podem causar vômitos ou diarreia.
- Leite e outros produtos lácteos: Alguns cães e gatos adultos não têm quantidades suficientes da enzima lactase, que quebra a lactose no leite. O que pode resultar em diarreia.
- Nozes: pode provocar problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreia, bem como problemas respiratórios, tais como espirros e tosse.
- Ossos de peixes, aves, carnes ou outras fontes: podem causar obstrução ou laceração do sistema digestivo. Lascas de ossos de galinha também pode se alojar internamente.
- Ovos crus: contêm uma enzima chamada avidina, que diminui a absorção de biotina (vitamina B). Isso pode levar a problemas de pele e nos pelos. Ovos crus também podem conter Salmonela.
- Peixe Cru: pode resultar em uma deficiência de tiamina (vitamina B), que leva à perda de apetite, convulsões e em casos severos, morte. Essa intoxicação é mais comum se o peixe cru é oferecido regularmente, com frequência.
- Pimenta
- Pipoca: o perigo está mais na asfixia no animal, mas o sal e a manteiga (presentes na pipoca) não são adequados também.
- Sal: Causa desequilíbrio eletrolítico. Uma simples colherzinha de sal pode causar sérios problemas a seu cão ou gato, como tremores, convulsão e morte.
- Sementes de frutas: podem liberar cianeto no estômago, como no caso das sementes de maçã.
- Sobras de gordura: pode causar pancreatite.
- Tomate e plantas do tomate: são tóxicos para os gatos. Por exemplo um tomate cereja pode causar distúrbios gastrointestinais severos.
- Uvas e passas: grandes quantidades de uvas podem ser venenosas para os animais, podendo causar vômitos, diarreia, letargia, dor abdominal, falta de apetite e danos nos rins.
- Xilitol: Este é um substituto do açúcar encontrado em muitos tipos de doces, vitaminas mastigáveis, e em gomas de mascar como Trident, por exemplo.
Se um cão ingerir um produto que contém xilitol, procure um veterinário imediatamente. Não deixe de forma alguma produtos contendo xilitol ao alcance de um cão.
Se você suspeita que seu animal tenha sido envenenado, em contato imediatamente com seu veterinário de confiança.
Referências:
Fonte: http://bichinhosprecisamdelar.blogspot.com
Medicamentos tóxicos para os cães e gatos
Evite dar medicamentos ao seu cão ou gato sem a orientação profissional. Existem alguns medicamentos humanos que são extremamente prejudiciais para os cães e gatos. Qualquer medicamento deve ser prescrito por um Médico Veterinário.Às vezes, o proprietário o faz no desespero, às vezes porque pensa “um comprimidinho desses que eu tomo direto?! Ah... se não fizer bem; mal não vai fazer”. Ledo engano!
*Acetominofen (Tylenol)
Apenas 1 comprimido pode ser fatal para um gato adulto. Causa anemia hemolítica, formação de metahemoglobina (não transporta oxigênio), cianose, icterícia, edema de face, taquipnéia, necrose hepática.
*Benzocaina (Andolba)
Anestésico local em forma de spray ou pomada. Estimula o SNC, causa tremores, convulsões e parada respiratória.
*Hidrocarbonetos clorados (como lindane, clordane)
Presente em alguns produtos de combate a pulgas e outros parasitas. A reação pode ser imediata ou levar dias para ocorrer. Começa com uma resposta exagerada aos estimulo, tremores, progressão para tremores cada vez mais fortes até um estado convulsivo, febre.
*Hexaclorofeno (agente germicida, encontrado em shampoos, desinfetantes e sabonetes, como o Phisiohex)
Rapidamente absorvido através da pele e trato intestinal. Causa em gatos fadiga, fraqueza, falta de coordenação dos membros posteriores, febre, ausência de urina, paralisia flácida completa.
*Carbaril (Carbamato usado em produtos contra pulgas como talco). Nunca use, principalmente como coleira, que expõe o gato constantemente. Causa lesão no Sistema Nervoso Central e morte por parada respiratória.
Outros produtos, anti-pulgas, carrapatos e sarna, proibidos para gatos:
Sabonetes, Sprays Antipulgas e Carrapatos para cães e gatos.
*Azul de Metileno
Usado em medicamentos para tratar infecções urinárias.
*Aspirina (AAS, Melhoral)
Primeiro estimula e após causa depressão respiratória, ulceração gástrica, diminuição da agregação plaquetária, hipoplasia da medula óssea.
Nos sinais, se tem inicialmente:
Taquipnéia e depois depressão respiratória, febre, anorexia, vômitos, gastrite hemorrágica, lesões renais, hemorragias, urina com sangue por nefrite hemorrágica.
No ser humano, 1 comprimido de aspirina leva de 3 a 4 horas para ser eliminado do organismo, por isso é tomado 1 comprimido a cada 4 horas.
Nos felinos, 1 comprimido de aspirina leva 72 horas para ser eliminado, ou seja, dura 3 dias. Isso faz com que seja fácil, causar uma overdose.
*Mertiolate.
*Água Boricada
Jamais tenha naftalina em casa, é altamente tóxica para gatos e cães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário