A doença renal é um dos problemas clínicos mais comum em cães e gatos.
Os rins são responsáveis por reter substâncias importantes, como as proteínas e alguns minerais e por filtrarem as impurezas da corrente sanguínea e regularem os fluidos corporais,
Além disso, os rins também são responsáveis pela produção de hormônios que controlam a produção dos glóbulos vermelhos, que evitam a anemia, e também outro que regula o cálcio no intestino.
Quando os rins falham na função de depuração das toxinas produzidas naturalmente pelo organismo que deveriam ser excretadas pela função renal através da urina, essas toxinas sobem a um nível muito elevado, se caracterizando a insuficiência renal.
O aumento da creatinina e da ureia quase sempre é decorrente de Insuficiência Renal Aguda ou Crônica.
Sintomas como perda do apetite, depressão, vômito, diarreia, urina em excesso e dificuldade de respiração são os principais sinais de problemas renais. Infelizmente, doenças como a insuficiência nos rins têm se tornado cada vez mais comuns em cães e gatos, portanto, é bom investir na prevenção.
No caso do aparecimento dos sintomas é importantíssimo levar o animal o quanto antes ao veterinário.
E além do apoio com medicação, um cão ou gato com insuficiência renal precisa de uma nutrição especial, própria para o seu quadro. Já existem rações no mercado específicas, com baixo teor de proteína, sódio, potássio e fósforo, prejudiciais para pacientes com problemas renais.
Uma areia sanitária de boa qualidade como a Areia DBEST, também pode ser de grande ajuda nos cuidados com a saúde dos pets, pois ela indica se a cor da urina está ou não normal.
Pode se ver claramente a urina normal e a de um gato com insuficiência renal.
E aproveitando que a questão são as areias sanitárias, fica aqui uma dica: Pode se acrescentar 2 colheres de sal grosso à areia para ajudar a matar vermes das fezes caso haja infestações.
De uma forma mais específica, cachorros da raça Boxer, Schnauzer, Shih tzu e Rottweiler, bem como gatos Persas precisam de cuidados redobrados, isso porque eles têm uma maior predisposição genética para a doença.
A insuficiência renal se manifesta em animais em idade avançada, entre 10 e 14 anos e em raças grandes são comuns os sintomas a partir dos sete anos.
Então para esses animais o medicamento homeopático Pró-Rim pode ser fornecido como medida preventiva de tempos em tempos.
E nos casos de já existir o problema, está indicado o Pró-Rim que auxiliara os rins a voltarem a exercer suas funções excretoras o que leva a diminuição tanto da creatinina quanto da ureia.
E como Pró-Rim é um medicamento homeopático não há riscos de intoxicação ou efeitos colaterais.