terça-feira, 26 de abril de 2011

A importância do controle de parasitas em cães e gatos



São raros os criadores e proprietários de cães e gatos que não tenham enfrentado infestações de pulgas e carrapatos em seus animais, e esses parasitas que tanto incomodam, também são transmissores de doenças graves e até fatais para os animais e pessoas.
Erliquiose, babesiose e a temida febre maculosa, zoonose são algumas das enfermidades causadas pelos carrapatos. Já as pulgas podem transmitir a dermatite alérgica causada pela picada e verminoses, dentre outras doenças. E, atenção: conseguimos ver somente as pulgas adultas nos animais, que representam apenas 5% do problema. Ou seja: os outros 95% - sob forma de ovos, larvas e pupas - estão no ambiente e se transformarão em novas pulgas, e a eliminação das pulgas adultas não significa o fim do problema, pois em condições ideais, provocam a chamada reinfestação e o ciclo continua em outros parasitas e doenças de pele.
A presença desses parasitas pode estar associada à transmissão de parasitas internos que completam o seu desenvolvimento até ao estado adulto no intestino. Por isso, é fundamental que o tratamento contra pulgas e carrapatos seja feito simultaneamente com a desparasitação interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário