Coceira atazanam a vida de cães e gatos alérgicos e os pêlos podem cair. Não há cura, só controle. Mas é preciso conhecer as causas.
Os veterinários são unânimes: é a queixa campeã nos consultórios e as substâncias que irritam os bichos de estimação são as mesmas que causam alergia em seres humanos.
(DAPP) Dermatite alérgica a picada de pulga
A DAPP é equivale à nossa alergia a picada de insetos só que, nos bichos, a pulga é sempre a maior culpada.
Sintomas: quando uma proteína da saliva do inseto cai na circulação do animal, o organismo reage para combatê-la. Surge a coceira intensa e, em consequência, lesões que enfraquecem e derrubam os pêlos. No cão, a região mais afetada é aquela próxima à cauda. No gato, o pescoço é o alvo preferido.
Tratamento: extermine as pulgas e cuide dos ferimentos com medicamentos específicos, receitados pelo especialista.
(DA) Dermatite Atópica
É uma doença dermatológica, de caráter hereditário.
O que pode desencadear são os mais diversos agentes: pólen, perfume (usado depois do banho em pet shops ou até mesmo o do dono), ácaro, mofo, fumaça de cigarro, produtos de limpeza, lã, remédios, plástico, e por aí vai.
É comum no cachorro e bem rara no felino.
Sintomas: muita coceira, vermelhidão e descamação na pele, com lesões provocadas pelas unhas do bicho.
Tratamento: a saída é cuidar do ambiente em que o animal vive e tentar afastar a causa. Se você não identifica a razão do coça-coça, pode recorrer a um exame de sangue que, diga-se, é caro e não apresenta resultados precisos. O material é colhido no consultório e analisado nos Estados Unidos. As feridas são tratadas com xampus especiais e medicamentos.
Alergia alimentar em animais
Os cães são as principais vítimas. Aditivos, conservantes e outras substâncias químicas usadas em rações industrializadas são os vilões.
Sintomas: são idênticos aos da alergia atópica.
Tratamento: substitua a ração de sempre por fórmulas especiais. Só que isso nem sempre surte efeito.
Em alguns casos, se o bicho for muito alérgico, o recomendado são refeições caseiras, como arroz ou batata cozida, peito de frango desfiado e um legume, que pode ser chuchu ou abobrinha.
Se o seu animal está com coceiras, feridas na pele ou caspas procure um médico veterinário de sua confiança, para que ele possa te orientar sobre a melhor forma de tratamento. Nunca medique seu animal sem orientação do médico veterinário.